quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Bélgica

Talvez você não saiba, mas osbelgas são craques na cozinha. Inventaram muita coisa. Inclusive a batata frita. Esqueça os assuntos econômicos (estamos na sede da União Européia) e provavelmente tudo, ou quase tudo, o que você já ouviu sobre a Bélgica – um pequenino país espremido entre a França, a Holanda e a Alemanha – é de dar água na boca. E não é pouca coisa. O melhor chocolate do mundo? É fabricado aqui (172 mil toneladas por ano). Algumas das mais saborosas cervejas do planeta, idem. E os waffles, que muita gente associa imediatamente aos Estados Unidos? Foram inventados pelos belgas. E, veja só esta, também as batatas fritas, aqui mais crocantes e douradas do que em qualquer canto do planeta. Você anda pelas ruas e é provocado o tempo todo por uma profusão de aromas deliciosos.


A Bélgica é um país para ser descoberto a pé. Suas cidades principais – Bruxelas, a capital, Bruges e Antuérpia – possuem centros históricos com algumas das construções medievais mais impressionantes da Europa. Entre uma visita a uma catedral gótica e a um palácio do século 17, por exemplo, aproveite para repor as energias da caminhada num dos típicos e informais cafés – e deixe o tempo passar sem pressa. A maioria tem mesinhas ao ar livre (mesmo no inverno, quando os aquecedores ficam ligados a todo vapor) e serve boas refeições.


O prato nacional por excelência são os mexilhões cozidos no vinho branco. Aproveite também para experimentar as endívias belgas, famosas no mundo todo (as que são consumidas nos Estados Unidos, por exemplo, saem de hortas daqui). Essas e outras delícias são servidas tanto em restaurantes luxuosos quanto em cervejarias. Em Bruxelas, não deixe de dar um pulinho até a rue des Bouchers, perto da Grand Place, o coração da cidade. Verdadeiro corredor gastronômico, tem dezenas de restaurantes, enfileirados, que todas as noites expõem suas especialidades em barraquinhas na porta. É uma festa! Mas, se o tempo estiver apertado, não hesite: carrocinhas em quase todas as esquinas vendem waffles cobertos com uma fina camada de açúcar ou cones de batatas fritas quentinhas. Um conselho? Esqueça os excessos. A Bélgica é desses lugares onde os sabores – pode acreditar – compensam cada graminha a mais na balança.


As melhores casas de chocolate


Laranja com marzipã, framboesa, café, caramelo... São incontáveis – e deliciosas – as opções de recheios dos macios pralinès da Del Rey (Appelmansstraat, 5, Antuérpia, tel. 233-2937), que fabrica artesanalmente seus bombons. Em Bruxelas, não deixe de passar pelas famosas Godiva (Grand Place, 21, tel. 511-2537) e Neuhauss (Gallerie de la Reine, 2 527, tel. 512-6359). Menos conhecida, a Wittamer (Place du Grand Sablon, 12, tel. 512-3742) é outra opção imperdível. Em Bruges, a dica é a Pralinette (Wollestraat, 31b, tel. 348444), onde você pode acompanhar a produção manual das delícias.


O código telefônico de Bruxelas é 00_ _32/2; Bruges, 00_ _32/50; Antuérpia, 00_ _32/3

Nenhum comentário: