quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Castelo alemão foi a realização do sonho do Rei Louco

O Castelo de Neuschwanstein está localizado perto da cidade de Munique, no sudoeste da Baviera, Alemanha. O local atrai visitantes pela beleza da construção da segunda metade do século 19 e pelos mitos atribuídos à fortaleza.


O período em que o castelo foi construído já não exigia fortalezas e torres para combates. Mesmo assim, o Rei Luís II da Baviera - chamado O Louco - decidiu construir um castelo com ares românticos e acompanhou pessoalmente todos os detalhes da obra. Um quarto foi improvisado para que ele mudasse antes mesmo da conclusão dos trabalhos.


A inspiração e os devaneios do rei alemão tiveram uma trilha sonora, responsável pelos motivos presentes na tapeçaria e decoração do castelo. Aliás, o próprio nome Neuschwanstein significa "Novo Cisne de Pedra", presente em uma das óperas de Wagner.


O alto custo da construção causou revolta entre a população e o comportamento recluso do monarca não agradava a burguesia. No dia 13 de junho de 1886 o corpo de Luís II foi encontrado no lago próximo ao castelo. Supõe-se que ele possa ter sido assassinado, mas a hipótese de suicídio é a mais aceita.


O projeto original de Neuschwanstein nunca foi concluído. Apenas 14 quartos estavam completos. A construção, típica de conto de fadas, é apontada como inspiração para o castelo de Cinderela, um dos símbolos da Walt Disney.


A obra possui uma bela composição de vários estilos arquitetônicos e riqueza de detalhes com muralhas e torres em um cenário de montanhas e lagos. Os cômodos possuem características incomuns para a época, como água corrente, calefação e aparelhos telefônicos.


Um dos castelos mais belos do mundo tem um grande problema, a dificuldade para ser fotografado. As dimensões não favorecem um bom enquadramento - a torre principal, por exemplo, tem 90 metros de altura.


As visitas estão disponíveis de abril a setembro das 8h30 às 17h30 e de outubro a março das 10h às 16h. Nos dias 01/11, 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01 o Castelo está fechado. A visita é acompanhada por guias e dura cerca de 35 minutos. A entrada é gratuita para crianças menores de seis anos, menores de quinze anos acompanhados dos pais e custa oito Euros para os adultos.

Nenhum comentário: