quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Cânions gigantescos e emoção em Aparados da Serra

Na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, uma visão muito particular de serra: rochedos afiados formam o maior cânion do Brasil, Itambezinho (o nome vem do tupi-guarani e quer dizer pedra cortante). O parque de Aparados da Serra, cujo nome vem da forma dos penhascos que parecem ter sido aparados por um escultor, é um verdadeiro monumento natural.


O cenário é surpreendente. Itaimbezinho tem 5,8 quilômetros de comprimento, e uma profundidade média de 600 metros, chegando a dois mil metros no seu início.


A beleza não está restrita ao parque. Há doze cânions na região - e o único que está no parque é o Itaimbezinho. Vale visitar os da Fortaleza, Malacara, Churreado e Faxinalzinho, que têm de um a sete quilômetros de extensão e até mil metros de profundidade.


Quem vai até Aparados querendo apreciar o ecoturismo da região ou em busca de aventura, não vai se arrepender. A região é muita bem preservada e você pode fazer diversos passeios pelas montanhas e vales profundas da Floresta Araucária.

Nenhum comentário: