quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Conheça Portugal, o país de vocação marítima

Portugal, o país Ibérico responsável pelo descobrimento e colonização do Brasil, é um destino muito procurado por brasileiros interessados não só em turismo, mas também em trabalho. A costa para o Atlântico, de quase mil quilômetros, explica a vocação marítima do país. Por volta do século XV, o perfil explorador gerou um patrimônio monumental e artístico que reflete encontros com culturas longínquas (Brasil, África, Ásia), além das que já se encontravam no território, como a de celtas, visigodos e romanos.

Situado no extremo da Península Ibérica, o contato com o Atlântico gerou um povo muito ligado ao mar e a tudo que ele proporciona, como as viagens. No tempo das grandes expedições, Portugal era uma das maiores potências navais do mundo, rivalizando com Espanha e Grã-Bretanha.


O território português compreende ainda os arquipélagos dos Açores e Madeira. Entre os principais pontos turísticos do país estão a capital Lisboa e o Porto, além das praias de Algarve, as montanhas ao norte do rio Tejo e os vinhedos que produzem o excelente vinho do Porto.


Hoje, Portugal registra crescimento acelerado devido à União Européia. No entanto, uma de suas principais características permanece: a identidade de um povo hospitaleiro e simpático.


De acordo com a Organização Mundial de Turismo, Portugal foi em 2001 o 17º destino turístico no mundo, tendo recebido mais de 12,1 milhões de turistas. No que diz respeito ao fluxo de turistas entre Portugal e o Brasil, de acordo com a Direção Geral de Turismo de Portugal, cerca de 120 mil turistas brasileiros visitaram o país europeu no mesmo ano. Nesse mesmo período, de acordo com a Embratur, cerca de 166 mil turistas portugueses visitaram o Brasil.

Nenhum comentário: