quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Eurail permite que turista siga o roteiro ou improvise

Um passe de Eurail na mão e vários destinos voando. A flexibilidade do tíquete é um dos seus pontos fortes, dando ao viajante liberdade tanto para seguir o seu roteiro, qualquer que seja ele, quanto para resolver fugir dele e improvisar.


Nos trechos em que não é preciso fazer reservas, tudo o que o viajante tem de fazer é chegar na hora e subir no trem, munido de seu Eurail devidamente autenticado.


O tíquete começa a valer a partir de sua validação, que deve ser feita dentro do prazo estipulado na hora da compra. Trata-se de um carimbo que deve aplicado antes do primeiro embarque e que pode ser facilmente obtido nos guichês que trabalham com o Eurail em cada estação. Você pode, por exemplo, validar o passe quando reservar o primeiro trecho.


Depois disso e antes do primeiro embarque é de responsabilidade do passageiro preencher o passe com a data em que está sendo usado --caso contrário, fica-se sujeito a uma multa de 50 (R$ 135). A cada embarque a data vigente deve ser preenchida, até os campos em branco se esgotarem, indicando que o passageiro já viajou todos os dias contratados.


O preenchimento errado das datas rende uma multa ainda mais pesada, de 100 (R$ 270). Percursos noturnos, que têm início em um dia e terminam no outro, têm especificações próprias para o preenchimento. Todas as instruções estão descritas no material que acompanha o passe. Parte das informações está disponível em português.


MARIANA BARROS

da Folha de S.Paulo, na Europa

Nenhum comentário: