quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Itália, berço da cultura ocidental

De todos os países mais visitados por turistas no mundo, a Itália é um dos mais queridos por diversos motivos. Terra de um povo hospitaleiro, extrovertido e amigável, o território italiano é um dos principais berços da cultura ocidental.


O país exala História. Por suas vias e praças multiplicam-se as obras de arte e os monumentos de exaltação às esferas mitológica, sacra e humana. Palco de momentos decisivos do passado da civilização humana, a Itália contemporânea também é conhecida por sua atual importância política na União Européia e por sua forte relação com os Estados Unidos. Além disso, claro, o país é reconhecido por duas de suas marcas mais fortes: a moda e a culinária.


A Itália possui um peso na História mundial comparável ao de poucos países. Em todas as épocas, o país se fez presente e, por vezes, era o centro de questões decisivas, como na era do Império Romano, durante a Idade Média e as Cruzadas, nas Guerras Mundiais e, mais atualmente, no apoio incondicional do atual primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, ao presidente norte-americano George W. Bush na invasão do Iraque.


Ao lado da questão política e histórica, arte e cultura andam juntas no espectro da nação italiana. Pré-história, Barroco, Renascimento, arte sacra, mitológica, imperial... As cidades são museus a céu aberto. Para entrar em contato com a cultura local, não é preciso pagar entrada de museu. No entanto, deixar de visitá-los seria uma falta gravíssima.


Para diversão, cinemas (com filmes dublados!), teatro, ópera, mercados ao ar livre, esqui nos Alpes, passeios de gôndolas, ou momentos relaxantes no litoral do Mediterrâneo. Mas não é só isso. Lojas e mais lojas das mais importantes grifes do mundo e uma enormidade de restaurantes e delicatéssens dedicadas a uma das culturas gastronômicas mais conhecidas do mundo completam o leque de opções. Viva a Itália!

Nenhum comentário: