quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Maceió

Não deixe de conhecer o restaurante Vinheria Percussi, A casa é chamada de vinheria porque o restaurante dos irmãos Lamberto e Sílvia Percussi é muito procurado pelos apreciadores da enogastronomia. Se a carta de vinhos é variada, o mesmo não pode ser dito do cardápio, que é tradicionalmente italiano, baseado especialmente nas regiões de Ligúria, Toscana e Veneto. Dona do restaurante peruano Wanchako, a chef Simone Bert vem adicionar o sabor picante da culinária de Lima. São duas opções de prato principal: peixe recheado com cogumelos e queijos cremosos ou lombo de leitão servido com polenta na manteiga, ambas a R$ 48. <<< Wanchako (Rua São Francisco de Assis, 93, Jatiúca, Maceió, 82/3327-8701; Cc: V, M; Cd: V, M, R; 2a/5a 12h/15h e 19h/23h30, 6a 12h/16h e 19h/24h30, sáb 19h/24h30). Com cardápio que oferece pratos como tacu-tacu de grão-de-bico e geléia exótica de aguaymanto, esse restaurante é especializado em culinária peruana. O proprietário José Luiz Bert é nascido em Lima e sua mulher é a chef Simone, que prepara as picantes receitas.


Em Mundaú, tem um passeio de barco delicioso (as saídas são do Pontal da Barra). Um trecho do litoral norte está salvo da exploração desordenada graças a um providencial desvio da estrada depois de Barra de Santo Antônio (o lugar guarda as imperdíveis praias de Carro Quebrado e Pedra do Cebola. São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Porto de Pedras e Japaratinga são sinônimos de sossego.


O passeio de jangada nas piscinas naturais de Pajuçara continua como sempre. E as tapioqueiras ainda perfilam seus tabuleiros por ali também. Mas, se o que importa mesmo são as praias, então vamos a elas. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são mais centrais e concentram vários hotéis e restaurantes. Ao sul, a Praia do Francês tem boas ondas, mas é muvucada. Em Barra de São Miguel, na maré baixa, formam-se piscinas naturais. A do Gunga reúne um cenário de mar, lagoa, coqueiral e a farofa-mor. Em Pontal de Coruripe, vale comprar artesanato confeccionado com a palha de ouricuri, uma espécie de palmeira local. Ao norte, as praias que disputam a fama de a mais bela são Guaxuma, Garça Torta, Pratagi e Ipioca. Dando as costas para o mar, há as lagoas (daí o nome do estado).

Nenhum comentário: