quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Maranhão - Alcântara

Alcântara foi um dos maiores centros de riqueza da região Nordeste durante os períodos do Brasil Colônia e do Brasil Império. As suas construções e monumentos da época, mesmo em ruínas, são atrações visitadas por milhares de turistas todos os anos. A sua importância cultural e histórica para o País fez com que fosse considerada Cidade-Monumento em 1948.


No século XVII, foram aí construídos os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, o que transformou a cidade num pólo produtor de gêneros alimentícios e facilitou o surgimento de uma elite econômica, política e intelectual. A construção dos prédios e monumentos que ainda hoje embelezam a cidade foi realizada a partir do século XVIII.


Os seus pontos turísticos podem ser visitados a pé durante passeios tranqüilos pelas suas calçadas de pedra. Indo de barco, a partir de São Luís, os atrativos começam logo no Porto do Jacaré, subindo a ladeira com o mesmo nome, que conduz ao coração da cidade. O largo onde se encontram as ruínas da igreja Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho podem ser percorridos num dia.


Ao mesmo tempo em que propicia um encontro com o passado, Alcântara abriga, desde os anos 80, uma mostra da moderna tecnologia aeroespacial. A sete quilômetros da cidade está instalada uma das mais modernas bases espaciais da América Latina, onde são desenvolvidos projetos para lançamento de satélites.


O que visitar:


Museu Histórico e Artístico de Alcântara

O acervo do museu ilustra a opulência da cidade quando esta era habitada por ricos barões franceses e portugueses.

Pça. da Matriz, centro histórico

Funcionamento: todos os dias, 9h às 14h


Pelourinho

O local onde eram exibidos e castigados os criminosos é um dos mais importantes atrativos de Alcântara. O pelourinho, decorado com as armas do império, é hoje o mais bem conservado do País. Feito em pedra essa coluna cilíndrica de quase 5 metros de altura e 40 cm de diâmetro é hoje um símbolo de um tempo que passou, mas não se apaga – como tudo o que é historia.


Igrejas


O cartão-postal de Alcântara mostra as ruínas de uma igreja – a de São Mathias (pça. da Mariz, centro histórico). Há relatos de que em 1662 já se erguia no local uma capela dedicada àquele santo. A igreja propriamente dita começou a ser construída em 1648, mas nunca foi concluída e deixou de ser utilizada em 1884. Já na Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Lgo. Do Carmo R. Grande, centro histórico), datada de 1665, e cujo interior foi restaurado em 2000, o altar-mor, a sacristia, o púlpito, a tribuna e os balcões chamam a atenção pela exuberância do estilo rococó. A nave principal abriga jazidos antigos e azulejaria portuguesa. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Lgo. do Rosário, R. Dr. Silva Maia, Caravelas) o altar mor sobressai. Como todo o Brasil, também no Maranhão está é a santa de devoção dos negros; ainda hoje, é no seu adro que ocorre a festa em honra de São Benedito – outro santo negro -, celebrada na primeira lua cheia de agosto.


Casa Histórica do IPHAN

Constam em seu acervo objetos de ingleses e portugueses datados do período compreendido entre os séculos XVII e XIX. Uma bela coleção de azulejos, pinturas, móveis e porcelanas são as principais atrações.

Pça. da Matriz, centro histórico

Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 16h


Casa de Câmara e Cadeia

Prédio do final do século XVIII, onde antigamente funcionava a cadeia. Hoje é sede da Prefeitura Municipal.


Praça da Matriz

Largo quadrangular cercado de casarões, abrigando o pelourinho e as ruínas da igreja de São Matias. As suas árvores são centenárias.


Casa do Imperador

Construção inacabada. O prédio hospedou o imperador Dom Pedro II, numa visita nunca feita à Alcântara.


Casa do Divino

Parte das festividades do Divino Espírito Santo é realizada neste casarão restaurado. Nas suas dependências estão expostas mesas, altares e instrumentos utilizados durante as comemorações.


Praias

Alcântara tem cerca de 70 quilômetros de praias desertas cercadas de pedras e trilhas. Ideal para uma breve caminhada ou um trekking longo pela areia dura e pelas pedras. O mar e escuro por causa da influência de várias correntes e do fundo de areia. Agitado, porém sem ondas. Em alguns locais bancos de areia fazem piscinas naturais com água aquecida pelo sol.


Compras:


Artesanato de palha e de madeira

Barracas e lojas na Rua das Mercês, número 452. Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 16h.


Doces de espécie (feitos de coco)

Barracas e lojas na Rua das Mercês, número 401. Funcionamento das 8h às 16h.


Quer ir?

www.bergamoturismo.com.br

Nenhum comentário: