quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Notas de um emprezário bem sucedido

Artigo do qual Cristina, aluna do Senac, solicita através do “Recado” desse BLOGem 03/03/2006
Robert Townsend é mais conhecido como o genial empresário que transformou a vacilante empresa Avis na segunda mais famosa do seu ramo em todo o mundo. Em 1970, no seu livro de grande sucesso Up the Organization, agora revisto para a década de 1980, ele delineou os princípios básicos para se ter: uma companhia bem administrada. “Esta é sua última chance”, escreve Townsend. “Não torno a dizer isto de novo!”.
TELEFONE-SE. Se estiver em viagem de negócios ou em ferias, telefone para um departamento qualquer de sua organização fingindo que é um cliente, e peça ajuda.
Você verá que coisas incríveis vai descobrir! Depois, ligue para seu escritório, na sede, e vai ver que foi você mesmo quem inventou essas barbaridades todas.
DECISÓES. Há duas espécies de decisões: as que custam caro, se você depois mudar de idéia, e as que não custam nada. A decisão sobre onde localizar sua nova
fábrica não deve ser tomada às pressas, nem sem grande assessoria por parte de técnicos e até do pessoal que nela vai trabalhar, mas essas decisões comuns ( como o horário do refeitório, ou a marca do lápis que deve ser comprado ) podem ser tomadas rapidamente. Não vá perder três semanas com uma decisão que pode ser tomada em três segundos… e mais tarde corrigida, sem custos, se estiver errada.
ORGANOGRAMAS. Faça-os a lápis; nunca os oficialize, mande imprimir ou divulgar. As boas empresas são organismos vivos, que ganham músculos quando precisam enfrentar desafios. Um organograma desmoraliza as pessoas. Ninguém gosta de se ver em posição inferior a alguém e, numa boa empresa, ninguém é inferior; no entanto, na prática, pode ser realmente. Se você precisar fazer circular algo desse gênero, prefira folhas soltas, personalizadas, em lugar de um organograma com os nomes das pessoas metidos em retangulozinhos. Sempre que possível, coloque nomes e funções por ordem alfabética.
ERROS. Confesse abertamente seus erros, e estimule seus subordinados para que façam o mesmo. Não castigue. É caindo que os bebês aprendem a andar; se batermos num bebê cada vez que cai, ele nunca terá vontade de aprender a andar.
DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE. Muitos gestores fazem concessões somente de boca, e poucos são os que delegam poderes sobre assuntos importantes, e isso significa que, quando delegam, são trabalhos que ninguém quer fazer. O verdadeiro líder fará, por seus subordinados, o máximo dos trabalhos diffceis que puder; pode fazê-lo, ou arrumar maneira de os evitar… 10 vezes mais depressa. Delegará tantos assuntos importantes quanto puder porque com isso criará um clima em que as pessoas poderão progredir.
OBJETIVOS. Uma das funções importantes do líder é faier a organização se concentrar em seus objetivos. Essa concentração não é fácil. Costumo ter um aviso em frente da minha mesa de trabalho, num lugar bem visível, quando estou ao telefone (quando marco uma entrevista, por exemplo) ou numa reunião em meu escritório: “O que estou fazendo, ou para fazer, vai nos levar mais perto de nossos objetivos?” Esse aviso já me livrou de uma porção de viagens desnecessárias, almoços de trabalho,conferências, festinhas e reuniões.
MARCIANOS. Ao resolver um problema difícil, imagine que você é um marciano. Pense que sabe tudo sobre o homem e a sociedade… menos o que as outras empresas fizeram para solucionar esse mesmo problema. Por exemplo, quando as autoridades do Massachusetts pensaram em mandar demolir a sede mundial da Avis, em Boston, nós nos perguntamos: “Onde é que um marciano construiria a sede de uma companhia internacional que aluga carros?” A resposta parecia óbvia: perto de aeroportos, domésticos ou internacionais, de muito movimento, para que se possa ir rapidamente, de avião, ao encontro de nossos executivos, e eles possam vir ter conosco, e com um bom mercado de trabalho. Portanto, mudamos para Long Island, no estado de Nova York, entre os aeroportos John Kennedy e La Guardia, enquanto nossa maior competidora ficava isolada na congestionada ilha de Manhattan.
PROMESSAS. Cumpra-as. O mundo está dividido entre duas categorias de pessoas: as poucas que cumprem suas promessas ( mesmo que não terham prometido muito ), e a maioria, que não as cumpre. Escolha o primeiro grupo e não saia de lá. Para onde for, você sempre será bem respeitado.
CONTRATAR. Tente conhecer todos os candidatos tão bem quanto puder. Perca tempo; faça-os contar suas vidas. Se todos parecerem bons e você tiver dificuldades de tomar a decisão final, eis uma idéia que talvez ajude: contrate aquele para o qual você preferiria trabalhar.
DESPEDIR. Despedir pessoal é uma coisa desagradável, mas, às vezes, tem de ser. Se alguém não está produzindo passado um ano (dois, no má~imo), admita que você estava fazendo um juízo errado dessa pessoa. Mantê-Ia aq s~rviço é injusto para as outras, que têm de pagar pelos erros dessa, e injusto para ela também, porque poderá sentir-se muito melhor em outra empresa qualquer.
REAJUSTANDO TíTULOS. Muitas empresas esbanjam cargos com militares aposentados, como vice-presidente ou diretor de departamento financeiro. Essas pessoas podem ser muito úteis em áreas como a de reclamações de clientes As pessoas que têm queixas gostam de ter quem as ouça, e quanto mais alto o escalão em que o seu desabafo cair, mais depressa despejam o saco. Em muitas firmas, porém, prefere-se que essas reclamações sejam tratadas por departamentos de “serviço de clientes”. Se me colocassem em contato telefônico com um desses departamentos, eu ia ficar tão furioso como estava quando fiz a ligação; mas já fico mais calmo quando ouço: Vou pôr o senhor em contato com o presidente do departamento executivo, onde um funcionário vai anotar o seu caso. Ele gosta de estar a par de todas as reclamações. ” Eu poderei estar falando com o mesmo funcionário, do mesmo departamento: só que, agora, ele está falando pelo presidente do departamento executivo. Depois, aquela carta com o pedido de desculpas, num papel timbrado , muito chique, não apenas irá lavar minhas mágoas como me fará continuar como cliente.
CONTATO DIRETO. Uma empresa de Nova York tem uma movimentada recepção, com serviço de entregas e vendas a clientes que chegam. Para que os chefes nunca percam o hábito de encarar os clientes e nunca se esqueçam como se preenche uma nota de venda, todos os executivos passam duas horas por mês na recepção, inclusive o próprio presidente da firma.
LIDERANÇA. Como se conhece um líder? Ele pode ser de qualquer idade, estatura ou condição. Alguns são fracos administradores, outros não são lá muito inteligentes. Uma pista: como na generalidade, as pessoas em si são medíocres, o verdadeiro líder pode ser reconhecido porque, de uma forma ou de outra, seus subordinados são pessoas competentes.
MANUAIS DE POLíTICA EMPRESARIAL. Se você faz questão de ter um manual, mande imprimir os Dez Mandamentos.
PROSPERIDADE. A prosperidade é um subproduto da busca pela excelência, e não um objetivo em si. Se todos os empregados e todos os clientes compreenderem que nosso objetivo é a excelência, então nossa missão estará cumprida. Faça o possível para que todos se orgulhem de pertencer ao melhor, mesmo que não seja o maior. O vinho Château Haut-Brion nunca teria chegado onde chegou se tentasse imitar a Coca-Cola.
REORGANIZAÇAO. Deve ser feita com tanta freqüência como uma cirurgia importante, e, tal como esta, deverá ser bem planejada e minuciosamente executada.



AGRADECIMENTOS. Uma forma de compensação, na verdade tão esquecida



Robert Townsend



Professora,


Gostaria então, conforme combinamos, que voce me passa-se o texto da aula de ontem.Adorei sua aula, foi uma injeção de ânimo.. já que não estamos muito motivadas…
Dessa forma vemos mais fácil este caminho árduo a percorrer .. rs
Mais uma vez peço desculpas e lamento não ter assitido às suas 2 aulas…mas tenho certeza que as recuperarei.


beijos


Cristina03/03/2006

Nenhum comentário: