quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Pantanal

A rara beleza e abundância da fauna e da flora pantaneira são um convite irresistível para apreciar este verdadeiro santuário ecológico. Em um ecossistema de 140 mil hectares, área equivalente a Portugal e Suíça, o Pantanal é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.


E não só desse colírio ecológico é feito o Pantanal, o paraíso natural também oferece ecoturismo e turismo rural como atrativos.


A variedade de espécies vegetais é enorme, pois o Pantanal une características do cerrado, dos terrenos alagadiços e da Floresta Amazônica. Por esta razão, a fauna local é bastante variada: são 650 espécies de aves - entre elas o tuiuiú, cegonha grandalhona de pescoço rubro-negro que é símbolo da região - e 95 espécies de mamíferos, como veados, onça-pintada, antas e capivaras.


Neste cenário silvestre único, percorrem as águas do rio Paraguai e seus afluentes formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para peixes, como o pintado, o dourado e o pacu, para piranhas e também para jacarés. É o destino certo para os praticantes de pesca esportiva.


Quem gosta de mergulhar não fica de fora, o aquário natural Bonito é o lugar ideal. As formações de pedras calcáreas da serra da Bodoquena garantem visibilidade às águas, permitindo que se veja de perto cardumes de peixes coloridos, como piraputangas e dourados.

Nenhum comentário: