quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Roma, a Cidade Eterna

Com quase três mil anos de idade, Roma é uma cidade linda, absurdamente rica em termos culturais e de valor histórico inestimável. A todo momento, a Cidade Eterna nos transporta ao passado em que era sede de um dos maiores impérios que o mundo já viu. Dentro de sua área, encontra-se o Vaticano, o menor estado independente do planeta. Locais e prédios como a praça de São Pedro e a basílica de mesmo nome, ambas no Vaticano, são de uma beleza inacreditável.


Com um trânsito um pouco caótico, mas não muito diferente do de algumas cidades brasileiras, é possível conhecer Roma de ônibus, metrô, vespas ou mesmo a pé, uma das opções mais agradáveis.


Caminhando pela cidade o turista terá a chance de descobrir ruínas milenares cercadas como praças, monumentos e obras de arte a céu aberto, prédios públicos com arquitetura detalhada em diversos estilos, principalmente o clássico, além de restaurantes e café charmosos. Com sorte, encontrará vários centros de apoio a gatos. Os felinos existem às centenas na cidade.


Nesses passeios você poderá ter belas surpresas, como encontrar o Coliseu, o Foro Romano, a praça Navona, a Fontana di Trevi, a Via Vêneto, a Galeria Nacional de Arte Moderna, as praças de Veneza e Espanha, o Arco de Constantino, o Panteon, a Galeria Borghese, os obeliscos e outros tantos pontos turísticos.


Vaticano

No Vaticano, a grandiosidade da Basílica de São Pedro poderá deixar emocionado até os mais fervoroso ateu. A maior e mais importante igreja católica do mundo é, provavelmente, a mais linda de todas também. Imponente, a basílica é extremamente rica, com muitos detalhes folhados a ouro, o que deixa um ponto de interrogação na cabeça dos mais atentos: de onde veio e a que custo humano chegou ali tanta riqueza?


Para se entrar na igreja o turista passa por uma rigorosa revista policial feita por agentes civis - o Vaticano é vigiado ainda por uma guarda especial, a Guarda Suíça Pontífica. Na basílica, além do ouro e do papa João Paulo II, que tem um forte esquema de segurança, existem outros "tesouros", como os túmulos de papas antigos e os restos mortais de São Pedro.


E para quem quiser ver Roma do alto, nada melhor do que subir até o topo da basílica. O turista terá uma vista inesquecível. A visita ao Museu do Vaticano e à Capela Sistina também é essencial. É preciso ver, por exemplo, os afrescos renascentistas criados por Rafael por volta de 1500.


Mas atenção, as visitas ao Vaticano devem ser feitas pela manhã. As filas são imensas. Além disso, muitos pontos turísticos só ficam abertos até as 17 horas durante o inverno e a primavera. Homens e mulheres não devem usar bermudas ou saias. Podem ser barrados.

Nenhum comentário: